Porto Sentido

sábado, maio 06, 2006 à(s) 10:44 da tarde

Quem vem e atravessa o rio
Junto à serra do Pilar
vê um velho casario
que se estende ate ao mar

Quem te vê ao vir da ponte
és cascata, são-joanina
dirigida sobre um monte
no meio da neblina.

Por ruelas e calçadas
da Ribeira até à Foz
por pedras sujas e gastas
e lampiões tristes e sós.

E esse teu ar grave e sério
dum rosto e cantaria
que nos oculta o mistério
dessa luz bela e sombria

Ver-te assim abandonada
nesse timbre pardacento
nesse teu jeito fechado
de quem mói um sentimento

E é sempre a primeira vez
em cada regresso a casa
rever-te nessa altivez
de milhafre ferido na asa.

by Carlos Tê / Rui Veloso


..andei algum tempo a imaginar esta paisagem que a música cantava. encantam-me as palavras e encantou-me a expressão da cidade. gosto do Porto.

5 comentários

  1. Anónimo Says:

    Sabes que adoro essa canção...porque me identifco....acho que sou e serei sempre "milhafre ferido na asa"...altivo claro =P

    Beijo doce amiga*

    (n consigo é ver a imagem mas a ideia é boa...lol)

  2. Anónimo Says:

    curioso...=)
    ja nao ouvia esta musica "à sabe deus qt tempo" e esta noite, durante uma das minhas muitas viagens solitárias (apesar de estar acompanhado...) ligo o radio...e está o rui a canta-la...agora vejo o teu blog e aqui está ela de novo...
    adoro a musica, adoro a maneira como ele a canta...adoro o tom em que o faz...o(s) timbre(s) que usa...mas adorei bem mais esta petit coincidencia... =)

    btw:
    Por ruelas e calçadas... da ribeira até à foz, por pedras sujas e gastas...e lampiões tristes e sós...

    kiss...

  3. A. Rodrigues Says:

    Quando se tem essa música no ouvido e uma imagem fantástica da Invicta tudo o que me vem a mente é a simples saudade.
    Tenho uma amiga "tripeira" que diz que o porto é um penico, passo aqui as palavras que mais me fizeram rir numa das minhas idas lá "esta merda é um penico cagues onde cagues todos te conhecem e a merda vai dar toda a Ribeira" :)

    kiss

  4. mag Says:

    hey.. lol. os coments ate tavam a ser bonitinhos e veio essa fulaninha estragar o meu sonho de cidade. diz lhe que se ela quiser trocar.. eu vou para lá morar e ela vem para cá. lx é um penico bem maior.. bolas!
    *beso e thanks pela "audiencia" =)

  5. catavento Says:

    tantas viagens que já fiz até ao porto e parece que ainda não me encontrei com a cidade. há qualquer coisa inexplicável. a chuva talvez.
    mas um dia, vou conseguir chegar a essa essência que me anda a escapar. a escuridão que vai caracterizando a cidade (aos meus olhos)apenas lhe aumenta o encanto.aquele quê inexplicável.

    gostei da pic e das linhas que escolheste.

    b*

3rd look | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | Thanks to Blogger Templates | XML Coded By Cahayabiru.com